É uma avaliação detalhada e objetiva de funções cognitivas e comportamento. São utilizados testes específicos para avaliar a atenção, memória, raciocínio lógico, linguagem, planejamento, percepção visual, capacidade aritmética, funções executivas, etc.
Os sintomas emocionais e comportamentais são avaliados através de questionários, técnicas projetivas, escalas e inventários aplicados por profissionais experientes.
A avaliação neuropsicológica é elaborada de forma individualizada, criteriosa e humanizada respeitando as caraterísticas, necessidades e especificidades de cada paciente. Os resultados são analisados por meio de dados quantitativos, porém, também observamos e levamos em consideração os dados qualitativos e subjetivos do indivíduo.
A avaliação é realizada no decorrer de 8 a 10 sessões, incluindo a primeira entrevista para a compreensão do caso, dados de histórico clínico e desenvolvimento, para assim elaborar a bateria de testes necessária para a condução do caso. Além, da entrevista de devolutiva, onde são apresentados e discutidos os resultados.
A avaliação pode ser solicitada pelo profissional de saúde que está acompanhando o caso (médicos, psicólogos, fonoaudiólogos e outros), pelos responsáveis ou pela escola. Neste último caso, não podem ser fornecidos quaisquer resultados sem a prévia autorização dos responsáveis. Quando a avaliação é solicitada por um profissional de saúde, uma cópia do laudo é enviada ao solicitante após o término da mesma.
Os resultados da avaliação permitem ao profissional responsável pelo caso entender melhor os sintomas apresentados, uma vez que não é possível avaliar todas as funções cognitivas e o comportamento de modo tão detalhado e extenso durante uma consulta comum. O exame neuropsicológico é um exame complementar que pode auxiliar na hipótese diagnóstica, na reformulação de condutas de um diagnóstico já pré-estabelecido e na identificação de fatores de risco para algum quadro clínico como: crianças pré-escolares com dificuldades atencionais (risco para TDAH), crianças pré-escolares com dificuldades de linguagem (risco para dislexia), crianças com atrasos de desenvolvimento (transtornos de neurodesenvolvimento), determinados tipos de esquecimentos em idosos (aumentam risco para o Alzheimer).
É uma avaliação aprofundada dos aspectos afetivos-emocionais e características de personalidade realizadas através de uma entrevista inicial para coletar dados de desenvolvimento, histórico de vida, provas projetivas, tarefas gráficas e escalas e questionários auto avaliativos.
Trata-se de um processo cientifico que envolve o uso de testes psicológicos e tem como objetivo destacar o que é relevante e significativo na personalidade deste indivíduo e conhecer de forma mais aprofundada a vivência emocional e dinâmicas de comportamento. Este exame é indicado quando é necessário esclarecimento sobre a situação emocional/psicológica do paciente e desta forma auxilia na elaboração de um plano de intervenção.
O Denver II é um teste de triagem universalmente aceito e o mais usado na avaliação do desenvolvimento da criança pela comunidade cientifica, nacional e internacional. É um instrumento que permite avaliar se há algum atraso no desenvolvimento infantil. Ele mensura o desempenho das crianças na faixa etária de zero a seis anos por meio de atividades adequadas para a idade.
O teste é composto por 125 itens representados por tarefas organizadas em quatros áreas de desenvolvimento: Pessoal-Social, que engloba aspectos da socialização da criança; Motor Fino-Adaptativo, que inclui coordenação olho/mão; Motor-Grosso, que diz respeito ao controle motor corporal, e Linguagem, que envolve a capacidade de reconhecer, entender e usar a linguagem.
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