Tratamentos

Reabilitação Neuropsicológica

Composta por técnicas e estratégias de intervenção que visam capacitar pacientes e suas famílias à conviver, manejar, contornar, reduzir ou superar déficits cognitivos, como também manejar as alterações emocionais e comportamentais, a fim de melhorar a qualidade de vida do paciente e familiares, otimizando o aproveitamento das funções (total ou parcialmente) preservadas por meio do ensino de “estratégias compensatórias, aquisição de novas habilidades e a adaptação às perdas permanentes”.

O passo inicial do processo de reabilitação visa possibilitar ao paciente a maior consciência possível de suas capacidades e limitações, o que leva a mudanças na auto-observação. Visa permitir ao indivíduo o máximo de aquisições possíveis para uma vida mais independente e/ou melhorar a qualidade da mesma

É um treino cognitivo computadorizado de memória operacional. Ele é composto por 3 versões: JM (a partir de 4 anos); JM (a partir de 7 anos, crianças e adolescentes alfabetizados) e QM (adultos e idosos).

O treino é composto por tarefas de memória operacional fonológica e visuoespacial. O programa é adaptativo, ou seja, torna-se progressivamente mais ou menos difícil, dependendo da performance do participante.

O Cogmed foi desenvolvido por neurocientistas renomados e tem eficácia comprovada. As pesquisas evidenciam resultados positivos e duradouros. Os principais benefícios do treinamento são melhora da(o):

  • Memória operacional
  • Foco atencional
  • Raciocínio complexo
  • Controle da impulsividade
  • Capacidade de seguir instruções
  • Concentração
  • Planejamento e organização
  • Favorece a motivação e melhora da autoestima

É um sistema de treinamento dos processos de atenção para crianças a partir de 4 anos de idade. Este programa foi modelado de acordo com o programa de treinamento do processo de atenção (Sohlberg & Mateer, 1987a, 1987b).

Inclui atividades adequadas à reabilitação dos problemas de processamento da atenção de crianças. Os materiais são projetados para remediar dificuldades em habilidades de atenção sustentada, seletiva, alternada, dividida, auditiva e visual.

É composto por jogos online para o treino da cognição numérica e habilidades aritméticas (Kaser et al., 2013). Este software foi projetado para crianças e adolescentes do ensino fundamental entre 7 e 14 anos de idade.
Esta intervenção utiliza diferentes representações numéricas básicas e suas inter-relações com habilidades aritméticas. O programa aborda habilidades fundamentais como: processamento de números, adição, subtração, multiplicação, divisão, proporcionando uma experiência de aprendizagem bem sucedida e mais eficiente. Para oferecer condições de aprendizagem ideais, o programa em seu formato adaptativo, se molda as necessidades específicas de cada criança. A intervenção consiste em 17 tipos diferentes de jogos que estão associados com as habilidades apresentadas. Variando os números usados nos jogos, obtém-se 81 tipos diferentes de tarefas (níveis de dificuldade da tarefa). (Kucian et al., 2013).

Intervenção cognitiva

Composta por uma série de tarefas que tem por objetivo otimizar o funcionamento cognitivo de cada criança, adolescente ou adultos. O objetivo central é a produção de modificações nas estruturas cognitivas dos indivíduos, expandindo o potencial de aprendizagem, aumentando a eficiência intelectual e melhorando a qualidade do desempenho intelectual.

A intervenção pode contribuir para:

Psicoterapia

Este processo tem como objetivo um maior autoconhecimento em relação à influência de sua história pessoal, personalidade e padrões relacionais na problemática atual, e o desenvolvimento de recursos cognitivos e emocionais que conduzem a mudança, maior adaptação e realização pessoal.

A psicoterapia é realizada na abordagem Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), que entende a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos como aquilo que nos afeta, e não os acontecimentos em si.

O objetivo desta abordagem é identificar padrões de comportamento, pensamento, crenças e hábitos que estão na origem dos problemas. O paciente aprende a usar ferramentas e estratégias mentais mais eficientes colaborando para a compreensão e resolução de situações problemas do dia-a-dia. Estas ferramentas envolvem a identificação de pensamentos distorcidos, modificação de crenças e mudanças de comportamento.

É indicada para:

Além disso auxilia nas diversas questões que envolvem nossa vida como um todo, como: dificuldades nos relacionamentos, escolhas profissionais, luto separações, perdas.

Precisa de ajuda?
Entre em contato comigo

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Veja nossa política de privacidade.